Insulinas Basal e Bolus

Então você acha que sabe tudo sobre as insulinas, será? Eu mesma sabia que aplicava uma insulina lenta e uma insulina rápida, mas nunca tinha procurado entender porquê dois tipos de insulina e qual era o fundamento delas.

Numa pesquisa achei os termos basal e bolus, soa familiar? Vamos entender esses conceitos.

Uma pessoa que produz insulina secreta dois tipos desse hormônio, um para manter o corpo ativo (basal) e outro para manter os níveis de glicose em padrões normais (bolus).

Mas diabéticos tipo 1 não produzem insulina, eles fazem como? Eles fazem esse trabalhinho manualmente, tudo que uma pessoa com pâncreas secretando insulina faz internamente, o diabético tem que fazer externamente através de injeções de insulinas.

Ah, então uma insulina que uso é basal e outra é bolus? Isso mesmo, usamos insulinas intermediárias, lentas e ultralentas para substituir a que o pâncreas secretaria o dia todo e manteria nossos órgãos e tecidos do corpo ativo. Mas por que o pâncreas secreta isso o tempo todo? Porque o fígado armazena glicose e libera ela no sangue em forma de glicogênio, isso dá energia aos nossos órgãos vitais, e sem insulina, glicose não entra na célula, então o órgão fica sem energia. Certo, isso significa que uso NPH, Lantus, Levemir, Tresiba ou Toujeo para manter meu cérebro pensando, meus pulmões respirando, meu coração batendo e meu sistema digestivo trabalhando? Aham.

Mas e quando a gente come? A basal regula a glicose também? Ela até pode regular, mas esse não é o papel dela. Quem regula os níveis de glicose de uma refeição é a insulina bolus; ou seja, toda vez que comemos, o cérebro entende que o carboidrato vai virar açúcar e já manda o pâncreas secretar uma quantidade maior de insulina. No caso de diabéticos, nós precisamos pensar, calcular e injetar a insulina necessária para metabolizar aquele carboidrato daquela refeição. Então as insulinas rápidas e ultrarrápidas que servem para regular glicose na refeição? Siiiim. Usamos a Regular ou Apidra/Humalog/NovoRapid para que possamos fazer nossas belas refeições sem que a glicose saia do seu padrão de normalidade.

Pode resumir? Fiquei confuso.

  • Basal (insulina lenta - NPH, Lantus, Levemir, Tresiba, Toujeo) mantém o equilíbrio entre o glicogênio secretado pelo fígado e o nível de glicose do sangue para que nosso corpo se mantenha ativo.

  • Bolus (insulina rápida - Regular, Apidra, Humalog, NovoRapid) não deixam que os níveis de glicose no sangue se elevem após uma refeição.

Entendi, então a bomba de insulina usa dois tipos também? Não, a bomba de insulina usa apenas um tipo de insulina, a ultrarrápida. Só que ela a usa de duas formas: a bomba tem uma programação para liberar insulina de tempo em tempo durante 24h, como se fosse o pâncreas pingando insulina no organismo. Ela ainda pode ter uma programação individual, liberando diferentes dosagens ao longo do dia, conforme a variação de sensibilidade de cada usuário. Na refeição, a bomba libera uma quantidade maior de insulina, assim, os níveis de glicose se mantém dentro dos padrões. Hoje, as bombas até já calculam a dosagem de insulina que deve ser injetada de acordo com a quantidade de carboidratos que você vai comer.

E as insulinas misturadas? Servem pra que? Insulinas pré-misturadas como Humalog Mix 75/25 ou 70/30 nada mais são que a mistura de 75% de NPH com 25% de Humalog ou 70% de NPH com 30% de Humalog. Geralmente, esse tipo de insulina é usada em caso de diabéticos em lua de mel ou tipo 2.

Agora que você sabe como funciona suas insulinas, você acha que pode avaliar seu tratamento para saber se está funcionando certinho?

Destaques

Temas

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2017 por Daniela Olmos